Pragas de pastagens
A pastagem total do Brasil esta em cerca de 225 milhões de hectares.
Desde 2003 que o Brasil é o maior exportador de carne Bovina do Mundo.
Exportando para mais de 104 Países.
No ramo leiteiro o Brasil é o 23º no ranking mundial em produtividade.
Principal Praga das Pastagens:
Cigarrinha-das-Pastagens
São insetos sugadores de seiva, cujos adultos vivem na parte aérea dos capins. Os filhotes são de coloração branco-amarelada e ficam protegidos na base das plantas por uma espuma branca. Aparecem em época de alta umidade e período de chuvas, quando são favorecidas pelo capim alto, para não expor as ninfas ao sol.
Danos Causados: Elas são responsáveis pela “queima do capim”, introduzem toxinas causando o amarelecimento das folhas, depois o secamento e as vezes ate a morte da planta. Reduzem a produção de massa verde em média de 20%
Atacam quando o capim deveria estar se recuperando de uma seca prolongada. Normalmente a queima do capim torna ele impalatável, com gosto ruim, o que faz com que o animal coma menos, produzindo menos leite e carne.
Manejo: Não é possível eliminar totalmente as cigarrinhas das pastagens, mas existem formas simples de reduzir ao mínimo os prejuízos causados por essa praga: basta adotar medidas conservacionistas, como correções e adubações adequadas do solo, pois plantas nutridas tem mais resistência. Manter o equilíbrio ecológico da propriedade. Nesse sentido, a recomendação é que o produtor preserve e proteja algumas espécies de pássaros e outros insetos que são aliados no que chamamos de controle biológico das cigarrinhas.
Na hora de implantar a pastagem, escolher uma gramínea adaptada á região e resistente a essa praga.
Menos recomendada: Braquiárias e Colonião;
Mais Resistentes e