recuperação de pastagem
CAMPUS MARECHAL CÂNDIDO RONDON
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
CURSO DE ZOOTECNIA
TRABALHO OPITATIVA I
RELAÇÃO SOLO PATAGEM
Docente: Prof. Dr. Eduardo E. Mesquita
Acadêmicos: Cleber Sônego
Paraná
Agosto de 2013
RENOVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS CULTIVADAS A reabilitação ou reforma das áreas degradadas pode apresentar uma contribuição significativa para melhoria da receita da propriedade pecuária, bem como no desenvolvimento socioeconômico da região, ao mesmo tempo em que poderá ter reflexos positivos sobre a preservação ambiente. O conhecimento de algumas causas poderá ajudar a identificar o nível de degradação da pastagem, para poder definir a estratégia a ser utilizada na recuperação ou reforma da pastagem.
DEGRADAÇÃO DAS PASTAGENS A degradação é definida como sendo o processo progressivo de perda de vigor de crescimento, perda da produtividade e capacidade de recuperação natural das pastagens, para sustentar os níveis de produção e qualidade exigidos pelos animais, assim como o de superar os ataques de pragas e doenças, podendo chegar à degradação avançada dos recursos naturais.
PROCESSOS DE DEGRADAÇÃO DAS PASTAGENS As perdas de condições desejáveis do solo relacionadas ao crescimento de plantas e ao ambiente podem ser de origem física, química ou biológica. A compactação e a erosão são sintomas claros de degradação física do solo. A degradação biológica está associada à redução de matéria orgânica, à presença e ação dos organismos do solo. Já a degradação química é reflexo da retirada ou saída de nutrientes do solo e/ou a presença de elementos tóxicos ou desbalanceados, que são prejudiciais ao crescimento da planta.
CAUSAS DA DEGRADAÇÃO DAS PASTAGENS
Manejo inadequado da pastagem.
O manejo inadequado do pasto tem grande influencia na degradação das pastagens. Um dos grandes erros cometidos pelos produtores é desrespeitar as necessidades e condições de uso da