TRABALHO DE CAPINEIRA OU PASTAGEM
Disciplina: Produção Vegetal 2
Discentes:
1 INTRODUÇÃO
A capineira é uma espécie de gramíneas que apresentam elevada produção de massa verde, utilizada como suplementação volumosa para a manutenção da produtividade do rebanho.
A pastagem é a forma mais clássica de o produtor controlar a alimentação dos seus animais. A escolha da cultivar e da espécie é muito importante, pois é ela que determinará o manejo a ser adotado, a produtividade e a longevidade da pastagem. O solo é um fator importante para seu desenvolvimento e cada característica física do solo realiza um determinado papel em cada espécie. O clima da região também é um fator muito importante a ser observado na hora da escolha junto com a determinação de para que se destine sua pastagem, a atividade a ser exercida pelo produtor. É necessário realizar um bom manejo da pastagem para garantir boa produtividade. O capim elefante é uma das gramíneas mais difundidas e importantes no Brasil, podendo ser utilizada de diversas formas, e alcançando bons níveis de produção animal quando for bem manejada. Essas foragem tem alto teor nutritivo possui alta produtividade, alto índice de rebrota, sendo armazenado como silagem. Essa forrageira tem como nome científico Pennisetum purpureum e veio da África.
2 CULTIVARES
Existe os cultivares: Mineiro, que chega até 3,80 m, o Cameroon que chega a 3,0 m, o capim Pioneiro e o capim roxo. Sendo que os mais utilizados são o Napier e o Cameroon.
A cultivar Napier são as mais utilizadas no Brasil, desde a década de 60, suas touceiras apresentam caráter semiereto com altura até 2,80 m, é uma das mais produtivas chegando até 37 toneladas de matéria seca ha/ano.
A cultivar Cameroon apresenta touceiras com caráter ereto com mais de 3 m de altura, apresenta entre todas as cultivares um maior número de folhas que é uma característica importante, pois as folhas representam as melhores características nutricionais, seus talos são fibrosos, porém é a menos