Farm
O controle biológico consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patógeno) que ataca outro que esteja causando danos econômicos na agricultura em geral.
O conceito oficial de praga é estabelecido pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), como sendo: "qualquer espécie, raça ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos, nocivos aos vegetais ou produtos vegetais"
Definição
O controle biológico é utilizado na agricultura para substituir substâncias químicas (inseticidas e pesticidas), Odum, 1988 .
Beauveria bassiana
Embora o uso do controle biológico não seja uma prática generalizada entre os agricultores, há avanços significativos em alguns cultivos, devido aos esforços de órgãos estaduais e federais de pesquisa.
Atualmente, mais de 87.000 substâncias tóxicas são produzidas pelo homem e, potencialmente, podem atingir os ecossistemas e organismos aquáticos, com impactos para a saúde humana.
A análises realizadas para determinar se há nematóides na área, qual o nível populacional, para determinar método de combate.
Diclorodifeniltricloetano
Esse palavrão é o nome completo de uma substância que a maioria das pessoas já ouviu falar, o pesticida DDT. Quando ele surgiu, em 1939, pensou-se que todos os problemas causados por insetos estivessem resolvidos. Engano, ao longo dos anos, o DDT causou mais danos que benefícios.
O surgimento de pragas mais resistentes a inseticidas, eliminam insetos úteis ou dos inimigos naturais de organismos danosos e o envenenamento de rios, colocando em risco a vida do homem e de outros animais.
Controle biológico clássico
Envolve a coleta de inimigos naturais de uma praga na região onde esta se originou e que aí a atacam e impedem-na de tornar-se daninha.
Propagação
Forma de se aumentar a população de um inimigo natural que ataque uma praga
Uma infestação micorrítica em orquídea com fungos Thelephoroides (Foto Bruns Lab –