Trab
Os sistemas silvipastoris, modalidade dos sistemas agroflorestais, se referem às técnicas de produção nas quais se integram os animais, o pasto e as árvores numa mesma área. Tais sistemas representam uma forma de uso da terra onde as atividades silviculturais e pecuárias são combinadas para gerar produção de forma complementar pela interação dos seus componentes (GARCIA; COUTO;ANDRADE;FILHO, tem data?).
As espécies arbóreas são necessárias, para melhorar a produção, a qualidade e a sustentabilidade das pastagens (LAMBERT & CLARK, 2005), acumular quantidades substanciais de carbono (KANNINNEN, 2001), aumentar a biodiversidade (MacADAM et al., 2005), amenizar os estresses ambientais que podem prejudicar o desempenho e a produção dos animais (DIAS, 2005), proporcionar ao produtor benefícios com a venda de produtos e serviços oriundos das espécies arbóreas (VARGAS NETO & TIEPOLO, 2004), servir de alimentação rica em proteína para o gado (ALONZO, 2000) e aumentar a produção de leite (LAMELA et al., 2005). No presente estudo evidenciaremos as leguminosas arbóreas que possuem a capacidade de fixar Nitrogênio do ar (DIAS et al., 2007).
A introdução de leguminosas arbóreas, em pastagens de gramíneas, pode acarretar vários benefícios, que ultrapassam os limites da pastagem ou da propriedade. Entre esses efeitos, destacam-se: Conforto para os animais, controle de erosão e melhoramento da fertilidade do solo, melhor aproveitamento da água das chuvas, aumento na disponibilidade de forragem em certas épocas do ano e maiores teores de proteína bruta na forragem sombreada, incremento da rentabilidade da propriedade rural, com redução nos gastos com insumos, aumento e conservação da biodiversidade, proteção dos mananciais de água, diversos impactos positivos podem resultar desses benefícios, entre os quais se incluem: Em associação com outras práticas de manejo, contribuir para o uso sustentado de pastagens cultivadas, recuperação e desenvolvimento de pastagens e de