Potabilidade
Origem:
O hip- hop surgiu na década de 60 sendo considerado um movimento cultural entre os americanos- latinos, os jamaicanos e os afro-americano da cidade de Nova York. O grande criador desse movimento social é o Disc- Jockey Afrika Bambaataa.
Em 12 de novembro de 1973 foi fundada a organização Zuli Nation cujo o objetivo era promover o combate através das quatro vertentes do hip-hop e que expressava “Paz, União e Diversão”. Esta data é comemorada até hoje como o dia da criação do hip-hop. O hip-hop foi criado em um cenário de muita pobreza, onde a única fonte de lazer desses jovens criadores era a rua.
Os quatro elementos do hip-hop não surgiram por acaso, estes foram estabelecidos como uma forma de divisão social onde cada pessoa representa um papel específico dentro de uma sociedade. A filosofia deste movimento é a de existirem disputas baseadas na criatividade e não com recursos a violência.
Por outro lado há rumores de que o hip-hop teve influência de vários outros estilos musicais como o funk, pois o funk surgiu da música negra americana, o “Rhythym and Blues”, chamada de “race music” até cair no gosto popular dos jovens americanos brancos. Na década de 30 o Blues abrange instrumentos elétricos, consequentemente dando origem ao Rhythm’d Blues, logo, este se mistura com a música gospel protestante, dando origem ao “Soul” (alma).Na década de sessenta o Soul passa a ser a música de protesto dos movimentos em favor dos direitos civis dos negros, tornando-se assim a “Black Music”. No movimento por uma real cidadania, e começam a fazer o uso da palavra Funky (fedorento), muito utilizadas por seus agressores, assim o Funky passa a ser uma identidade negra no modo de vestir, falar, dançar e viver.
Nos anos setenta a mídia brasileira toma posse desse estilo e passa a comercializá-lo como “Black Power”. Paralelamente em Nova York, acontecia uma reação ao movimento black power. Assim surgi um dos elementos do Hip-Hop, o RAP. Com o crescimento