Potabilidade e tratamento de água
Curso de Química
POTABILIDADE E TRATAMENTO DA ÁGUA
Bocaiúva – MG
Setembro/2010
POTABILIDADE E TRATAMENTO DA ÁGUA
Trabalho apresentado na disciplina de Educação Ambiental, curso de Química, 3º período, sob a orientação do professor Renan.
Bocaiúva – MG
Setembro/2010
A água potável é aquela que pode ser consumida por pessoas e animais sem riscos de adquirir doenças por contaminação em que os parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereçam riscos à saúde. Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer a esse padrão de potabilidade e está sujeita a vigilância da qualidade da água por uma autoridade da saúde pública que a faz por meio de um conjunto de ações adotadas continuamente para verificar se ela atende a norma e para avaliar os riscos que os sistemas e as soluções alternativas de abastecimento de água representam para a saúde humana.
A água potável deve estar de acordo com o padrão microbiológico, cujos valores estão expressos na tabela 1 da portaria 518 de março de 2004. Quando no controle da qualidade forem encontradas amostras com resultado positivo de coliformes totais, devem ser coletadas em dias sucessivos, novas amostras até que se obtenham resultados aceitáveis e nos sistemas de distribuição a recoleta de ser de no mínimo três amostras simultâneas, sendo uma em um mesmo ponto e, sendo as outras, uma voltada para o lado da nascente e outra no sentindo que a água corre. Para as amostras com resultados positivos de coliformes totais devem ser analisadas a fim de confirmar a presença de Escherichia coli e/ou coliformes termotolerantes. O percentual de amostras com percentual positivo em relação ao total de amostras coletadas deve ser calculado mensalmente, exceto para as amostras extras, o resultado positivo não é anulado quando as amostras extras apresentarem