Potabilidade da água
POTABILIDADE DA ÁGUA
CASCAVEL
2014
FACULDADE ASSIS GURGACZ
POTABILIDADE DA ÁGUA
Trabalho apresentado à disciplina de Saneamento Urbano como requisito parcial para obtenção da aprovação semestral no Curso de Engenharia Civil pela Faculdade Assis Gurgacz.
CASCAVEL
2014
Controle de Qualidade
Padrões De Potabilidade Da Água
A água é uma necessidade vital para qualquer ser vivo e é utilizada para diversas finalidades, é necessária a apresentação de diversas características para que ela possa ser caracterizada como potável. A potabilidade da água é definida através de um conjunto de parâmetros estabelecidos por normas e legislações sanitárias.
É fundamental, portanto, vigiar e controlar a qualidade das águas de abastecimento público para garantir sua potabilidade e proteção da saúde da população usuária, para tanto, é necessário compreender e considerar o abastecimento público de água como um processo industrial de produção e distribuição de um produto (água), o qual deve possuir e manter certas características de qualidade (potabilidade). É um princípio econômico, que um produto, para ter utilidade, consumo ou uso satisfatório, deve apresentar as características de qualidade que lhe importem adequação ao seu uso, a par de custos compatíveis com o nível da sociedade consumidora.
A água pura, raramente encontrada na natureza, é uma substância química de composição molecular H2O. A água natural ou bruta é qualquer das várias dispersões aquosas encontrada na natureza.
Água potável é aquela que apresenta certas características que a torna adequada ao consumo humano. Essas características de qualidade, devidamente classificadas e quantificadas, constituem o Padrão de Potabilidade. O controle de qualidade da água para o consumo humano é uma função tecnológica, que fornece informações que permitem manter um sistema público de abastecimento de água em condições de produzir e