POP - Potabilidade da água.
Estabelecer procedimentos a serem adotados para manter o controle da água que entra em contato direto ou indireto com os alimentos ou que é usada na fabricação de gelo.
2 DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
Resolução RDC 216, de 15 de Setembro de 2004 - Dispõe sobre regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
Portaria Nº 518 de 25 de março de 2004 – Estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e dá outras providências.
3 CAMPO DE APLICAÇÃO
Aplica-se a todos os setores da empresa XXX
4 RESPONSABILIDADES
O dono da empresa é responsável por implementar, acompanhar e assegurar o controle de potabilidade da água.
A coordenadora da equipe de BPF é responsável por monitorar e arquivar os documentos que comprovem o controle da potabilidade da água.
5 Descrição
5.1 Limpeza e manutenção da caixa d’água e reservatório
A limpeza e manutenção da caixa d’água é realizada por empresa terceirizada. Os registros encontra-se arquivados em pasta.
A caixa d’água é higienizada a cada 6 meses, de acordo com os procedimentos da empresa terceirizada. O procedimento de higienização da caixa d´agua encontra em anexo.
5.2 Controle da potabilidade da água e do gelo
O controle da potabilidade da água é realizada através de análise microbiológica semestralmente e fisico-quimica anualmente. Os laudos das análises da água encontra-se arquivados em pasta.
O controle do gelo utilizado é realizado através de laudos de análise microbiológica fornecido pela empresa onde é adquirido o mesmo.Os laudos referente o gelo encontra-se arquivados em pasta.
6 MONITORIZAÇÃO
6.1 Limpeza e manutenção da caixa d’água e reservatório
A coordenadora da equipe BPF supervisiona os registros de limpeza da caixa d’água realizados pela empresa terceirizada.
A coordenadora da equipe de BPF determina um colaborador para semestralmente avaliar