a importância da questão nacional como tema de estudo no campo das ciências humanas no Brasil.
CAMPUS DO SERTÃO
CURSO DE HISTÓRIA
Disciplina: Historiografia brasileira
ESTUDO DIRIGIDO
I– Informações sobre o autor (a) [quem é o autor? Qual a formação? O que ele estuda? O que produz\publica]
O historiador Manoel Luis Salgado Guimarães, o mesmo é formado em história e fez mestrado em filosofia, e também o doutorado em história pela Freie universidade de Berlim, e for se em pós doutorado na EHESS. O mesmo fez da história ser importante na sua vida, podendo ao longo da sua carreira criar diversas obras como: A Revista do IHGB e os temas de sua historiografia (1839-1857). Ideias filosóficas e sociais, 1989. De Paris ao Rio de Janeiro: a institucionalização da escrita da História. Revista do Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 1989. Etc.
II- observe quem escreveu o texto? Quando? Sobre o que trata as três estigrafis da pag. 25 a 26. Aparte dessa observação disserte sobre o tema que as enlaça. Quem escreveu o texto foi o historiador Manuel Luis Salgado de Guimarães em 16 de fevereiro de 1952. As três estigrafis ocorreram em espaços e tempos diferentes sendo que a primeira foi produzida quando ainda não existia um estado nacional brasileiro, a segunda tinha como referencia as querelas referente a estrutura interna do Estado e a terceira foi criada durante a consolidação da monarquia parlamentar mas mesmo assim compartilham algo em comum, o fato de discutirem o plano político- cultural, que foi um fator importante aparte do século XIX. Sendo que cada uma é discutida por um autor diferente.
III- explique qual a importância da questão nacional como tema de estudo no campo das ciências humanas no Brasil. Por ter havido um esclarecimento da questão nacional no estudo das ciências humanas, sobre o passado do Brasil, as mesmas se tornam muito importantes para o redescobrimento da história brasileira, principalmente depois da revolução de 1930 que proporciono a criação de um projeto de um Brasil novo e moderno, tentando assim