potabilidade da agua
Verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água destinada ao consumo humano deve obedecer aos padrões de qualidade estabelecidos na Portaria 518 do Ministério da Saúde.
Segundo a Portaria 518 a verificação da potabilidade é dividida em classes de análises, sendo as mais frequentes as análises físico-químicas do padrão de aceitação para consumo humano e as análises bacteriológicas do padrão microbiológico de potabilidade da água para consumo humano. Análises periódicas irão garantir a sanidade da água proveniente da rede hidráulica, poço ou fonte servindo, também, para indicar o momento propício para limpeza das caixas d'água.
Como a água é habitada por diversos tipos de micro-organismos e se não tratada pode ser motivo de transmissão de doenças infecciosas e parasitárias são realizadas análises para verificar os parâmetros bacteriológicos, conheça os parâmetros analisados.
Coliformes Totais (CT): Reúne um grande número de bactérias, entre ela Escherichia coli, de origem exclusiva que dificilmente se multiplica fora do trato intestinal.
Coliforme Fecal (CF): Pertencem a esse subgrupo os microrganismos que aparecem exclusivamente no trato intestinal. E a diferença entre os coliformes fecais e totais é realizada através da temperatura, os primeiros continuam vivos a uma temperatura de 440ºC.
Estreptococos Fecais (EF): Pertencem a esse subgrupo os microrganismos que ocorrem apenas na flora intestinal do homem e dos animais de sangue quente.
CONTAGEM DE BACTÉRIAS HETEROTRÓFICAS COMO CONTROLAR A QUALIDADE DA ÁGUA?
O controle de qualidade microbiológica da água é usualmente realizado através da pesquisa de bactérias do grupo coliforme, cuja presença evidencia o risco da