lean manufacturing
Curso de Engenharia de Produção
Controles Estatísticos: Ferramentas Lean I JIT, TPM, 5S, KanBan
3º ano
Catarina Arruda Ferreira
Giovana Barroso de Oliveira
Gustavo Rossi
Isabella Maluf
Paulo Ricardo Carvalho
Rafael Poletti
Sumário
Ferramentas Lean
Introdução
O Lean Manufacturing é uma filosofia baseada em uma gestão que elimina os desperdícios de seus processos, ou seja, o foco é reduzir os setes tipos de desperdícios que podem existir, tais como superprodução, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, estoque, movimentação desnecessária e defeitos. Com a eliminação desses desperdícios, a qualidade dos produtos melhora e o tempo e custo de produção diminuem.
E para obter os benefícios da filosofia Lean e aplicar esse tipo de gestão nas empresas, são aplicadas alguns tipos de ferramentas e 4 delas serão descritas ao longo do texto. São elas: JIT, TPM, 5S e KanBan. (ALVAREZ, 2012)
Palavras chave
Ferramentas Lean
Desperdícios
Just in Time
Total Productive Maintenance
5S
KanBan
Just in Time (JIT)
Segundo ALVES (1995), o Just in Time surgiu no Japão, desenvolvido pela Toyota Motor Company, com o objetivo de buscar um sistema de produção capaz de aliar a produção de diferentes modelos automotivos à respectiva demanda, de forma com que a qualidade e a fidelidade de entrega fossem mantidas. Esse sistema utiliza o princípio de produção “puxada”, ou seja, em cada etapa do processo produtivo é produzido somente o que foi consumido pelo cliente. (LEITE, 2006).
No entendimento de ALMEIDA (2006), ao seguir o sistema Just in Time, o pedido do cliente deve produzido no tempo certo, na quantidade necessária, com qualidade e tudo isso com o melhor preço. Isto é, devem ser fabricados sem gerar estoques, eliminando desperdícios, reduzindo custos, garantindo flexibilidade para atender instantaneamente as variações de