Olho Humano
O olho humano é o órgão responsável pela visão no ser humano.
Partes do Olho
Esclera
É a parte branca do olho que serve de proteção.
Córnea
É uma estrutura transparente e resistente que permite a passagem da luz para dentro do olho e ajuda a focalizá-la na retina.
Íris
É a parte que dá a cor dos olhos. Controla a entrada de luz através da pupila.
Pupila
É uma abertura na íris que aumenta ou diminui, controlando a quantidade de luz que penetra no olho.
Cristalino
É uma lente biconvexa que auxilia na focalização da imagem sobre a retina.
Retina
É responsável pela transmissão das imagens recebidas pelo cérebro, através do nervo óptico.
Funcionamento
A córnea permite a passagem de ondas de luz para o interior do globo ocular. Mas, nem toda a luz atinge a área posterior do olho, revestida pela retina. Isto porque, a íris um músculo contrátil opaco e pigmentado em sua superfície – regula a quantidade de luz adequada que poderá penetrar no olho. Este músculo, que dá a cor aos nossos olhos, opera como um diafragma ao aumentar ou diminuir uma abertura em seu centro, a pupila. O recurso evita que uma quantidade excessiva de luz possa queimar a retina.
Imediatamente atrás da íris, o cristalino toma a espessura adequada para focar o feixe de luz na retina, conforme constrição ou relaxamento do corpo ciliar ligado a ele. O feixe de luz chega à retina invertido, como a imagem de um espelho, e de ponta-cabeça devido à refração da luz pelo cristalino.
A retina é como um filme fotográfico. Ela contém células receptoras pigmentadas – cones e bastonetes – que convertem a luz em pulsos elétricos. Outras células da retina, bipolares e ganglionares fazem a coleta destes pulsos. Os impulsos de várias células receptoras são coletados por uma única célula ganglionar. Esta convergência aumenta a intensidade de luz, ou seja, uma luz fraca estimulando mil bastonetes produz um estímulo fortíssimo. Os impulsos intensificados são levados pelo nervo