Olho humano
OLHO HUMANO
Amanda Reis, Carolina Reis, Thiago Melo, João Pedro Benevides – 431
Miopia
Definição: é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina.
Causa: O principal fator que influencia o aparecimento da miopia é a hereditariedade. Hábitos como a leitura, utilizar a visão com pouca luz, ou até mesmo deficiências de nutrição não têm qualquer efeito sobre a miopia. Normalmente a miopia aumenta durante a fase de crescimento (até 19 anos).
Como acontece: O olho míope apresenta uma curvatura corneana acentuada ou comprimento do olho além do normal. Por esse motivo, a formação da imagem se dá antes da retina, resultando em uma baixa de visão.
Astigmatismo
Definição: é uma deficiência visual, causada pelo formato irregular da córnea ou do cristalino formando uma imagem em vários focos que se encontram em eixos diferentes.
Causa: Geralmente, o astigmatismo é hereditário, apesar de fatores como baixos níveis de iluminação e esforço demasiado para a visão de perto poderem contribuir para o problema.
Como acontece: Os raios de luz que atravessam uma córnea alongada curvam-se de maneira desigual, provocando diversos pontos de foco. Consequentemente, a visão fica desfocada para a maior parte das distâncias.
Hipermetropia
Definição: Hipermetropia é o nome dado ao erro de focalização da imagem no olho, fazendo com que a imagem seja formada após a retina.
Causa: Ocorre quando o ponto mais próximo do olho está mais afastado do que no olho normal, devido a uma anomalia do cristalino, uma insuficiente curvatura, causando assim, dificuldades em ver ao perto.
Como acontece: Isso acontece principalmente porque o olho do hipermetrope é um pouco menor do que o normal. Outras causas incluem situações onde a córnea ou o cristalino apresentam alterações no seu formato que diminuem o seu poder refrativo, como a megalocórnea, onde a córnea é mais plana do que deveria