O OLHO HUMANO
O olho humano, como todos sabem, é responsável pela visão. A visão é um dos cinco sentidos que nos permite ter uma percepção do mundo. Há diferença na visão dos seres humanos e dos animais. A nossa visão é muito mais complexa, pois existem partes específicas para a percepção de luz e partes para detectar e interpretar as imagens captadas nos olhos. Com isso, podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto.
Anatomia do Olho Humano O que você vê nessa imagem é o globo ocular, que recebe este nome por ter a forma de um globo e fica dentro de uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras. Existem em seu exterior seis músculos que são responsáveis pelos movimentos oculares, e também três camadas aderidas entre si com a função de visão, nutrição e proteção. A camada externa é constituída pela córnea e a esclerótica, que servem para proteção. A córnea é a parte transparente do olho que cobre a íris, e faz a refração da luz. Nos humanos, o ‘’poder de refração’’ da córnea é de aproximadamente 43 diopitrias. A camada média ou também conhecida como vascular é formada pela íris, a coróide e o corpo ciliar. A camada interna é constituída pela retina que é a parte nervosa. Existe ainda o humor aquoso que é um líquido incolor que existe entre a córnea e o cristalino. O humor vítreo é uma substância gelatinosa que preenche todo o espaço interno do globo ocular também entre a córnea e o cristalino. Tudo isso funciona para manter a forma esférica do olho.
O cristalino é uma lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos dos músculos do corpo ciliar, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto.
A íris controla a quantidade de luz entrando no olho dilatando a pupila (quando quer