Conceitos termodinamica
A Termodinâmica é o ramo da física que estuda os efeitos da mudança de pressão, temperatura e volume empregados em um sistema físico de escala macroscópica. De maneira simples, a termodinâmica procura explicar os mecanismos da transferência de energia térmica a fim de que estes realizem algum tipo de trabalho. Ela não trabalha com modelos da microestrutura da substância e tampouco é capaz de fornecer detalhes desse tipo de estrutura, mas uma vez que alguns dados sejam conhecidos, algumas propriedades podem ser determinadas.
Para melhor entendimento da termodinâmica, há alguns conceitos a serem definidos: O primeiro conceito é o sistema termodinâmico. Esse sistema é um espaço ou região definido por limites reais ou imaginários, que selecionamos com o objetivo de delimitar o estudo da energia e suas transformações. O sistema poderá ser grande ou pequeno, como por exemplo um sistema de refrigeração de um refrigerador ou condicionador de ar, ou simplesmente o gás que ocupa o espaço do cilindro num compressor. Outra característica do sistema é a que o define como fechado ou aberto. Um sistema fechado é aquele em que somente a energia transpõe os limites do sistema, enquanto no aberto, tanto a energia quanto uma certa quantidade de matéria transpões os limites.
O segundo conceito é o estado de um sistema. Este será descrito pelo conjunto de propriedades físicas do sistema, como a temperatura, pressão, volume, massa, entropia, etc. O estado é uma condição momentânea do sistema, onde somente pode ser descrito enquanto as propriedades deste sejam imutáveis naquele momento, enquanto há o equilíbrio.
E o terceiro conceito é o processo. Um processo é o caminho que um sistema usa para percorrer sucessivos estados termodinâmicos. Dentre diferentes processos temos o de quase-equilíbrio: aquele em que o desvio do equilíbrio termodinâmico é infinitesimal e todos os estados pelo qual o sistema passa pode ser considerado como estados de