Conceitos B Sicos Parte 1
Parte 1
OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Prof. Eugênio
Objetivo da Termodinâmica
A Termodinâmica surgiu com o aparecimento da primeira máquina a vapor. As primeiras referências a esta ciência surgem associadas aos trabalhos de Thomas
Savery (1697, Inglaterra) e Thomas Newcomen (1742, Inglaterra).
No ano de 1850, por meio dos trabalhos de Willian Rankine, Rudolph Clausius e Lord
Kelvin (Willian Thomsom), surgem simultaneamente as 1ª e 2ª lei da Termodinâmica.
O termo Termodinâmica apareceu pela primeira vez publicado publicado por Lord
Kelvin em 1849. O primeiro livro de Termodinâmica foi escrito em 1849 por William
Rankine, professor da Universidade de Glasgow.
A palavra “Termodinâmica” tem o sentido de força, ou potência térmica, ou de força desenvolvida a custa de calor. No sentido mais amplo, a Termodinâmica é a ciência que trata das transformações de energia de quaisquer espécie , umas nas outras.
De forma geral, a Termodinâmica é referenciada com sendo a “Ciência do Calor do trabalho e das propriedades das substâncias que estão relacionadas com calor e trabalho” Conceitos Fundamentais
Sistema Termodinâmico
• Um Sistema termodinâmico consiste em uma quantidade de matéria ou região para a qual nossa atenção está voltada. Demarcamos um sistema termodinâmico em função daquilo que desejamos calcular. Tudo que se situa fora do sistema termodinâmico é chamado MEIO ou VIZINHANÇA.
• O sistema termodinâmico a ser estudado é demarcado através de uma FRONTEIRA ou
SUPERFÍCIE DE CONTROLE a qual pode ser móvel, fixa, real ou imaginária.
• Dependendo da interação entre o sistema termodinâmico definido para estudo, e a vizinhança, chamaremos a essa região de Sistema Fechado (demarcado pela fronteira) ou Volume de Controle (demarcado pela superfície de controle).
• Sistema Fechado - É o sistema termodinâmico no qual não há fluxo de massa através das fronteiras que definem o sistema.
• Sistema Aberto – É o sistema onde existe troca de energia (calor