Conceitos de termodinâmica
1. Constituição de substâncias
← Átomos e moléculas
← Massa atómica relativa e massa de molécula relativa
← Quantidade de matéria
← A constante de Avogadro.
Matéria (No Brasil). Substância (fora do Brasil).
← Matéria é aquilo que existe, aquilo que forma as coisas e que pode ser observado, tudo o que ocupa lugar no espaço. Ex. madeira. ← Corpo: porção definida da matéria. Ex. o tronco duma árvore. ← Objecto: corpo feito pelo homem com o intuito de utilizá-lo para algum fim. Ex. banco de madeira. ← Substâncias: diferentes tipos de matéria. Ex. Celulosa.
Substâncias puras e misturas
← Diferentes tipos de matéria podem ser distinguidos através de suas características (suas propriedades). Pela observação e comparação destas características pode-se, por ex., classificar a matéria em substâncias puras e misturas. Uma mistura é constituída por várias substâncias, denominadas constituintes (espécie química). A substância pura é constituída por apenas uma espécie química. Os constituintes de uma mistura podem ser separados através de processos físicos de separação, tais como a destilação, a dissolução, a cristalização. Por exemplo, um sal dissolvido em água pode ser separado desta pela evaporação da água.
Propriedades intensivas e extensivas dos sistemas químicos
← Uma boa descrição dos sistemas químicos requer primeiramente a avaliação precisa das suas propriedades, isto é, das variáveis físicas ou químicas (grandezas) que permitem descrevê-los. Assim, um sistema pode ser descrito através de propriedades tais como massa (m), volume (V), temperatura (T), pressão (p), energia potencial (Ep), energia cinética (Ec), energia total Mecânica (EM) etc. Pode-se perceber que as variáveis citadas dividem-se em dois grupos: as que dependem do tamanho do corpo, da quantidade (variáveis extensivas) como a massa, o volume, as energias etc., e as que são definidas em cada ponto do sistema (variáveis intensivas) como a pressão, a temperatura