Posicionamento da Skol
Processo de comunicação Emissor, que são os meios que comunicam – mensagem, o que eles querem passar – Canal, que são os meios propriamente ditos – Receptor, o público.
Indivíduo
É tido como influenciado, manipulado, parte de um sistema que trata a massa como ratos de laboratório. A ideia principal da teoria de Lasswell , o funcionalismo gera toda essa suposta ou certa manipulação. E no meio disso tudo os meios de comunicação começam a responder por esse indivíduo usando a sedução, que é inversamente proporcional a razão.
Nós publicitários A arte da persuasão nesse contexto ainda era fácil, digamos assim, por vários motivos até já citados. A relação entre influenciado e influenciador ainda é distante, por conta disso o trabalho não é simples, mas chega bem perto disso.
Teoria funcionalista – segunda parte – Lazarsfeld e Merton
Processo de comunicação Levado como uma forma de continuação da primeira teoria, o emissor e o canal agora são tratados unicamente como meios de comunicação para massa, massa ( receptor ) também tratada como objeto de manipulação
Indivíduo
Continua abaixo de toda e qualquer capacidade de criticar, de impor seus pensamentos e o que acredita. O que continua sendo moldado pelos meios de comunicação de massa através da propaganda, que causava a onipresença dos mesmos. Todo esse processo tinha como resultado a narcotização e conformismo social. O gosto popular se encaixa perfeitamente nesse contexto por ser tratado como prestação social, também é resultado óbvio de todo esse sistema, que tem como uma de suas ferramentas a criação de endossantes capazes de sustentar e abastecer produções simbólicas.
Nós publicitários A capacidade dos publicitários ainda é muito maior que a do público, e de acordo com esses teóricos as ferramentas da época ainda eram muito poderosas, como a propaganda propriamente dita que é muito citada nessas teorias.
Teoria matemática ou da informação – Nobert