fundamentos filosofcos
INEP: 22126376
CURSO DE PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS PARA EDUCADORES DE ESCOLAS PÚBLICAS/2012
CURSISTAS: ELIENE DE SOUSA BRITO MATEUS FRANCÍ DOS SANTOS SILVA FRANCISCA DE SOUSA BRITO GLADYS DE BRITO MACHADO DE SAMPAIO IVONALDA MACHADO DE BRITO
TUTOR (A): ROSA COUTINHO DE MENESES
ATIVIDADE COLABORATIVA 3
A prevenção do uso de drogas no modelo da educação para a saúde e das redes sociais
PIRACURUCA, 21 DE DEZEMBRO DE 2012.
ATIVIDADE COLABORATIVA
Referencial Teórico
A presente pesquisa terá como arcabouço teórico as idéias de alguns autores, a saber: Wusthof, Pinsky, Robaina e etc., as orientações apresentadas no Livro - Texto, as informações das Cartilhas, dentre outras fontes que contém sistematicamente, as informações e conclusões para embasar a interferência do uso de drogas na qualidade de vida das crianças e de seus familiares.
Observar-se-á com a leitura das fontes utilizadas, que as drogas estão no nosso cotidiano, mesmo nos das pessoas que não fazem uso, uma vez que as drogas aparecem nas notícias de jornal, nos nossos relacionamentos sociais, no cinema, nas propagandas e etc. Por estarmos próximos demais das drogas, geralmente não conseguimos encará-las sem os preconceitos que comumente nos seguem.
O presente trabalho tem como aspiração principal a avaliação da eficácia da prevenção que se caracteriza como ação antecipada e intervenções bem orientadas a fim de impedir o surgimento ou a propagação do uso das drogas. Assim, a escola é um lugar privilegiado para a realização de atividades preventivas, porque agrupa as crianças e os jovens, é um lugar confiável, instiga o saber e o conhecimento e possibilita a construção de valores.
A prevenção é a saída para esse impasse. Para isso, [...], necessitamos que a sociedade possa desenvolver atitudes conjuntas, que viabilize