Porque a gestao
A gestão eficiente e eficaz de um negócio é um factor determinante para a sobrevivência empresarial. No contexto actual globalizado, repleto de mudanças económicas e sociais no âmbito nacional e internacional, todo o processo empresarial exige preparo, conhecimento e habilidades dos administradores para actuar em situações bastante complexas, pois a gestão de entidades é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações.
A sobrevivência de uma organização empresarial depende, basicamente, de sua capacidade de agregar valor para as partes interessadas, os chamados Stakeholders (Clientes, Proprietários/Accionistas, Colaboradores, Fornecedores e Sociedade).
Hoje em dia a organização precisa mais do que nunca acompanhar as constantes alterações no seu ambiente, identificando as ameaças existentes, sem deixar de procurar novas oportunidades de crescimento, ou seja, manter os diferenciais competitivos no abrigo de mercado em que atua.
Por outras palavras, cabe à gestão a optimização do funcionamento das organizações através da tomada de decisões racionais e fundamentadas na recolha e tratamento de dados e informação relevante e, por essa via, contribuir para o seu desenvolvimento e para a satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores e proprietários e para a satisfação de necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular.
De acordo com o conceito clássico inicialmente desenvolvido por Henry Fayol, compete à gestão actuar através de actividades de planeamento, organização, direcção e controlo de forma a atingir os objectivos organizacionais.
Exemplo de Gestão
Uma Fabrica, por exemplo, tem variados sectores, como podemos verificar: * DEPARTAMENTO COMERCIAL
Sectores de Vendas, Marketing, Publicidade * DEPARTAMENTO FINANCEIRO
Sectores de Contabilidade, Facturamento e Contas a Pagar * DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO
Sectores de Engenharia, Design, Armazenamento e Stocks
Cada