Plantas espontâneas
Descrição Morfológica:Planta herbácea, ereta , com altura variando entre 40 e 60 cm. Há produção de uma substância leitosa em todas as partes da planta.
Azedinha (Oxalis oxyptera)
Planta invasora medianamente frequente, infestando gramados, jardins, pomares e cafezais. Devida a sua pequena altura, escapa ao corte pela ceifadeira nos gramados e, com isso, aumenta sua infestação. É uma invasora de muito difícil controle devido ao seu persistente meio de reprodução
Barba de bode (Aristilla pallens) – terra de queimadas, pobre em fósforo, cálcio, e potássio, solos com pouca água.
Capim amargoso ou capim açu (Digitaria insularis) – solos de baixa fertilidade
Capim caninha ou capim colorado (Andropogon incanis) – Solos temporariamente encharcados, periodicamente queimados e com deficiência de fósforo.
Capim-arroz (Echinochloa crusgalli var. crusgalli) – solo rico em elementos tóxicos como o alumínio na forma reduzida.
Capim marmelada ou papuã (Brachiaria plantaginea) - Terra de lavoura com laje superficial. Típico de solos constantemente arados, gradeados e com deficiência de Zinco; desaparece com o plantio de centeio, aveia preta e ervilhaca; diminui com a permanência da própria palhada sobre a superfície do solo; regride com a adubação corretiva de Fósforo e Cálcio e com a reestruturação do solo.
Capim rabo de burro (Andropogon sp.) - Típico de terras abandonadas e gastas, solos ácidos com baixo teor de Cálcio, impermeável entre 60 e 120 cm de profundidade. Local que represa água. Pouca fertilidade.
Capim-amoroso ou carrapicho (Cenchrus ciliatus) - Indica solos muito decaídos, erodidos e compactados. Desaparece com a recuperação do solo.
Carrapicho-de-carneiro (Acanthosperum hispidum) - Deficiência de Cálcio.
Cavalinha (Equisetum sp.) - Indica solo com nível de acidez de médio a elevado.
Guanxuma