Porque implantar gestão por competencia
Essa abertura, onde a concorrência se torna cada vez mais acirrada, faz com que o foco das empresas passe a ser a satisfação do cliente, tornando-se necessário uma gestão toda voltada para resultados, onde todos os elementos são responsáveis na busca dos objetivos.
Para a implementação desse novo processo de gestão, a empresa precisa identificar quais são as suas competências essenciais e desenvolve-las de forma a aproveitar todos os potenciais de seus funcionários agregando valor e aproveitando as oportunidades do mercado.
É preciso conscientizar todos que essa gestão é dinâmica. Isso significa dizer que competências valorizadas atualmente podem perder sua importância, ao passo do surgimento de inovações tecnológicas ou a simples mudanças nos objetivos organizacionais. Com isso o desenvolvimento de competências essenciais requer aprendizagem organizacional e atualização contínua, através de seus gestores.
Com isso a remuneração por competências torna-se uma excelente ferramenta motivacional para as organizações se manterem competitivas. O foco agora é o funcionário e não mais o cargo, os salários podem variar de acordo com os resultados gerados por cada um.
Dessa forma a gestão por competência tem que partir de um prévio planejamento estratégico da organização, direcionando ações de captação e seleção, treinamento e gerindo a carreira de seus colaboradores, visando alcançar objetivos e metas.
Para o sucesso da implementação dessa gestão é preciso primeiramente mapear competências e identificar vazios entre as competências necessárias para atingir os objetivos estratégicos da organização e as competências internas já existentes. A identificação desses vazios só é possível quando a organização conhece as suas competências internas e deve ter como objetivo