Gestão por Competências e Competências Técnicas e Comportamentais
OBJETIVO DA AULA: possibilitar ensinamento aos acadêmicos para que eles possam entender o que são competências e a importância deste entendimento para o cumprimento dos objetivos organizacionais.
CONTEUDO:
O QUE REALMENTE É A GESTÃO POR COMPETENCIAS
Gestão por competências é o processo de conduzir os colaboradores para atingirem as metas e os objetivos da organização através de suas competências técnicas e comportamentais.
Isto significa que não é possível ter um modelo de gestão por competências se a empresa não tiver clara e definida a sua visão, ou seja, onde ela pretende chegar daqui a alguns anos. Se a empresa não souber disso, como ela conduzirá as pessoas ou para onde?
Gestão por competências não é o processo do mapeamento das competências, mas sim o que é feito após a definição destas competências necessárias ao desempenho da função.
Portanto, podemos definir que Gestão por Competências é:
Identificar as competências que uma função precisa
Identificar as competências que o colaborador possui;
Fazer o cruzamento das informações apuradas nos passos anteriores identificando o gap de treinamento e traçando um plano de desenvolvimento específico para o colaborador.
5
0 Foco em Criatividade Flexibilidade Resultados
Em gestão por competências, o primeiro passo é saber quais os requisitos da função, que podem ser técnicos ou comportamentais. Uma vez definidas as competências para a função o passo seguinte é saber o que o colaborador que desempenha a função tem a oferecer nessas competências. Deve-se colocar essas informações lado a lado e fazer uma comparação entre o Ideal x Real, ou seja, Função x Colaborador.
Ao analisar as competências, percebe-se que, geralmente as competências do colaborador não