Por que o homem se educa
Conforme estudamos o texto Antropologia filosofia Cap.9, mostrou o estudo ao longo do tempo, desde os mais antigas civilizações . o texto fala sobre o pedagogo polones Suchodoeski fez entre a concepção essencialista e a existencialista na história da filosofia e da educação, podemos identificar duas concepções fundamentais acerca do conceito de homem: a concepção essencialista, segundo a qual aquilo que é o homem é definido por uma essência anterior e exterior a ele e a concepção existencialista, segundo a qual o homem define-se apenas a posteriori, através de seus atos, construindo paulatinamente a essência do que é ser homem de dentro para fora.
A antropologia cientifica estuda a evolução hmana como o corpo fisico e animalaolongo do tempo desde os primatas, e a cultura trata das diferentes culturas sob os mais diversos aspectos.
Na grecia antiga os filosofos antigos eram educadores,mais quando ensinavam retorico, a arte de bem fala ,na verdade ensiva voltadopara para formação do homempublico, capaz de defender com argumentação sua ideias “ nas assebleia democraticas”.
Socretes por sua fez desenvolveu um metodo pelo qual instigava ao jovens pensa melhor dando assi,novas ideias, cabe ao professor a função de auxiliar o reconhecimento que existe em cada um de nos, ao qual o conceito do José passeco apresenta os professores passam os exercicios e os alunos buscam as respostas, com um prazo de entrega.
Já Platão disse que a verdadeira educação ajuda o ser humano a superar a sua propria existencia, sobre a importância e, a relevância da educação e do ensino de filosofia, na formação do indivíduo ético e político, para platão educar é formar um homem virtuoso.
Aristoteles “afirma que a educação poderá levar os homens ao maisalto ideal de vida”,
“o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e política, em geral, e a