A IMPORT NCIA DA EDUCA O F SICA PARA O HOMEM
Exercícios físicos estão cada vez mais associados à melhoria da qualidade de vida, combate ao stress e longevidade, além de trazerem benefícios ao corpo. Quando praticados adequadamente e com orientação de um profissional, eles também são ótimos aliados na prevenção de doenças cardiovasculares, respiratórias e até mesmo câncer.
Apesar dos benefícios comprovados, muitos homens acabam se tornando sedentários em função da rotina do trabalho, o que favorece o aumento de peso e o aparecimento de algumas doenças.
A prática regular de atividades físicas contribui para a prevenção de doenças cardíacas como a hipertensão – uma das que mais afetam os homens e que pode provocar disfunção erétil, infarto e acidente vascular cerebral (AVC), pois promove o fortalecimento do músculo cardíaco, melhoria da circulação e também aumento dos níveis de HDL (colesterol bom) e diminuição dos níveis de LDL (colesterol ruim).
Além disso, há redução da gordura corporal, também relacionada com níveis elevados de pressão arterial. Reduzindo a gordura corporal, os exercícios ajudam a prevenir e controlar essa forma da doença.
Especialmente para os homens, a redução da gordura corporal também influencia na ação do hormônio masculino (testosterona), trazendo maior disposição, libido e até melhora no desempenho sexual. Este fator ajuda a aumentar a massa muscular, provocando maior consumo de calorias pelo organismo e resultando na melhoria da forma física.
Esse progresso também se reflete em todo sistema músculo-esquelético, pois, melhorando a força muscular, a flexibilidade e a postura, a atividade física ajuda a prevenir as dores nas costas e na região lombar.
Uma dúvida muito comum em homens que tem o hábito de pedalar em bicicleta é quanto à associação deste exercício com disfunção sexual. Dois estudos publicados na Alemanha e em Israel concluíram que há uma associação direta entre pedalar e problemas de ereção em cerca de 25% dos praticantes