Tipos De MIM Em Fun O Da Partida 1
Motor de Indução de Fase Dividida (Partida à Resistência)
Neste tipo de motor, o estator é constituído por 2 enrolamentos deslocados de 90° no espaço, com características diferentes a fim de provocar um defasamento entre as correntes que circulam nestes enrolamentos. A figura 16 apresenta as diferenças entre os enrolamentos.
Figura 16 – Diagrama de ligações e relações de fase para o MIM de fase dividida
O enrolamento de partida tem menos espiras e é enrolado com fio de cobre de menor diâmetro que o enrolamento de funcionamento. Assim, este enrolamento de partida tem uma resistência elevada (fio fino: mais dificuldade a passagem da corrente) e uma baixa reatância. Inversamente, o enrolamento de funcionamento tem baixa resistência e elevada reatância.
As relações de fase das correntes de rotor bloqueado no instante da partida são vistas na figura 16.b. Se os enrolamentos estão deslocados de 90° no espaço e se as componentes das correntes em quadratura, que estão deslocadas de 90° no tempo, são praticamente iguais ( I1.Cosφ1 = I2.Cosφ2) um campo girante bifásico equivalente é produzido na partida. Este campo produz então um torque de partida suficiente para acelerar o rotor no sentido do campo bifásico equivalente girante.
Em funcionamento, a chave centrífuga abre a um escorregamento de cerca de 25% (correspondente ao torque máximo), e o motor acelera até atingir seu escorregamento nominal (a não abertura da chave implicará na queima do motor).
O MIM de fase dividida é, por suas características de construção, um motor não reversível, de baixo torque de partida, de difícil controle de velocidade e barulhento que é fabricado com potências menores que 3/4 HP, e que pode ser usado em máquinas ferramentas, esmeris, máquinas de lavar, ventiladores, exaustores, compressores, etc.
Motor de Fase Dividida a Capacitor
A fim de melhorar o torque de partida relativamente baixo do motor anterior, adiciona-se um capacitor ao enrolamento