A IMPORT NCIA DA EDUCA O NA HIST RIA DO HOMEM
Todos concordam que a educação sempre esteve voltada aos interesses do homem. Ela sempre visa atender as exigências de uma determinada classe, ou de um determinado povo, num determinado período ou espaço de tempo. Na verdade, a educação não teria sentido se não estivesse voltada para a promoção do homem. Uma visão histórica da educação mostra como esta esteve sempre preocupada em formar determinado tipo de homem. Os tipos variam de acordo com as diferentes exigências das diferentes épocas. Mas a preocupação com o homem, é uma constante.
Do ponto de vista da educação, promover o homem significa torná-lo cada vez mais capaz de conhecer os elementos de sua situação para intervir nela, transformando-a no sentido de uma ampliação da liberdade, da comunicação e colaboração entre os homens. Toda educação verdadeira é auto-educação, cujo fim é permitir ao homem o auto-encontro, dando a ele o direito de reger o próprio destino, de torná-lo capaz de ser seu artífice como os deuses são os obreiros do mundo que nos cerca.
Considerando que a educação sempre tem como objetivo principalpromover o desenvolvimento do próprio homem, são as suas necessidades reais que vão delimitar ou demarcar a ação que a educação exercerá sobre determinado grupo ou nação. Portanto, a finalidade primeira e primordial da educação é suprir os interesses e as necessidades do próprio homem, no período da existência do mesmo.
A educação tem como princípio básico tornar o homem um ser totalmente culto no sentido erudito da palavra. Dessa forma, podemos entender educação como sendo sinônimo de cultura, ou seja; a transformação que o homem opera sobre o meio e os resultados dessa transformação. A finalidade da educação é o desenvolvimento, e a finalidade do desenvolvimento é maior desenvolvimento.
Então, devemos considerar que a educação não tem fim em si mesma, mas objetivos que são transformados em meios. É possível então deduzir, ou melhor, perceber que a