Populismo
Resposta:
A Carta Testamento do ex presidente Getúlio Vargas é um documento nacionalista emocionado. Nela Getulio delata os interesses econômicos que o teriam tolhido de executar um governo mais eficaz em prol das massas e denuncia as conspirações e abatimentos de que vinha sendo vítima.
O conceito de populismo tem suas definições interpretadas de várias formas, tanto por estudiosos quanto pelo senso comum da população. Em algumas de suas interpretações, o populismo é visto como um estilo de governo manipulador das massas, visando um controle sobre elas para ao mesmo tempo defender os interesses das classes dominantes da sociedade; Podemos encontrar essa interpretação no texto de Ângela de Castro Gomes, em “O populismo e as ciências sociais no Brasil: notas sobre a trajetória de um conceito.” No qual em uma de suas primeiras reflexões propõe o seguinte fato:
“São populistas os políticos que enganam o povo com promessas nunca cumpridas ou, pior ainda, os que articulam retórica fácil com falta de caráter em nome de interesses pessoais.” Também é válido ressaltar que em “O Populismo na Política Brasileira”, texto de Francisco Weffort, a idéia de um governo populista vem acompanhada de manipulação das massas, porém essa manipulação não se faz de forma integral; “O populismo foi, sem dúvida, manipulação de massas, mas a manipulação nunca foi absoluta.”; Para Weffort o populismo também foi um meio para as classes populares exprimir suas insatisfações, “[...] a principal forma de expressão política da emergência popular no processo de desenvolvimento industrial urbano.”, insatisfações que poderiam ameaçar o domínio dos grupos dominantes.
O populismo no Brasil surge em um quadro de crise tanto da oligarquia quanto do liberalismo, e concomitante a um encaminhamento de democratização do Estado. É nessa instabilidade que surge o líder populista. Partindo