populismo
Oi pessoal!! Vamos dar aqui uma explanação geral sobre as principais características do populismo:
O populismo foi uma ideologia comum em vários país da América Latina, tendo suas raízes antes da 2°GM e seus alcances e limites até o período pós-guerra. Procurou manipular as aspirações da burguesia e do proletariado que se desenvolveram após 1930. Essa manipulação foi levada a efeito pelo Estado, que tomou para si a tarefa de modernizar as estruturas econômicas, sendo o principal agente da industrialização na América Latina. A burguesia industrial, ainda pouco expressiva, necessitava de um Estado intervencionista, forte e controlador das tensões sociais.
A ideologia populista procurava atender as aspirações de diferentes setores, os quais mobilizava com a "sonhada" modernização.
- Procurava engajar os militares: Com vagos projetos de nacionalização dos recursos naturais.
- Discurso antiimperialista: Atraía estudantes e intelectuais. Era muito mais retórica do que prática.
- Mantinha s aspirações do proletariado urbano e da pequena burguesia dentro dos limites aceitáveis com a concentração de capital nas mãos da burguesia industrial.
- Submetia o proletariado ao paternalismo, fazendo com que vissem as lideranças populistas como único instrumento de melhora.
- Buscava um proletário disciplinado, tutelado e manipulado pelo Estado.
Ao longo do século XX, tentou modernizar a economia interna atendendo a algumas aspirações da classe trabalhadora, desde que estes avanços não afetassem os interesses da elite industrial. O populismo passa a não ser bem visto pelos EUA, pois ao trazer as massas para a cena política, corria o risco das reformas ultrapassarem o esquema burguês-capitalista. As ações do Estado populista tinham limites. Elas não podiam opor-se ao imperialismo norte-americano, a Igreja e ao Exército, três