Populismo
O termo populismo é utilizado para designar um conjunto de movimentos políticos que se propuseram colocar, no centro de toda ação política, o povo enquanto massa em oposição aos (ou ao lado dos) mecanismos de representação próprios da democracia representativa.
O populismo ER um fenômeno estritamente urbano,que se alimenta dos mesmos ingredientes que sustentam as oligarquias agrárias - a pobreza e a desinformação.
Em alguns países o populismo pode ser considerado como um dos mais importantes de sua historia.
O político populista autêntico tem de fato um projeto de inclusão social, ainda que este muitas vezes se realize de forma ineficaz ou paternalista.
A política populista caracteriza-se menos por um conteúdo determinado do que por um "modo" de exercício do poder, através de uma combinação de plebeísmo, autoritarismo e dominação carismática. Sua característica básica é o contato direto entre as massas urbanas e o líder carismático.
As modificações na economia brasileira rumo à industrialização, somadas ao populismo e ao desenvolvimentismo, concretizaram-se na construção de Brasília, cidade que marca um período caracterizado pelos projetos de integração nacional.
A principal característica do populismo é a existência de um líder carismático, que se dirige diretamente à população, sem precisar da interferência ou intermédio de um partido. Os governos populistas tinham como características:
- paternalistas (se apresentavam como defensores dos interesses populares, incorporando os trabalhadores a vida política);
- árbitros do conflito de classes (mostrava o Estado como uma força neutra capaz de conciliar os interesses dos patrões e empregados);
- nacionalistas (apoio à industrialização, aumento da intervenção do Estado para proteger a economia, criação de empresas estatais que se destacavam nos setores de energia e mineração);
- formação de pactos populistas: os operários se comprometiam a trabalhar com disciplina e a não protestar e