Populismo
Índice:
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Introdução:
Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza de vários recursos para obter apoio popular. O populista utiliza uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições democráticas, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comportamento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas em países com grandes diferenças sociais e presença de pobreza e miséria. Getúlio Vargas foi um presidente que seguiu o populismo.
Desenvolvimento:
Está imagem mostra como a população já estava totalmente tomada pelo que as mídias falavam e pelo que o Getúlio falava por estar diretamente com o povo, mesmo que um cidadão observasse que tudo estava errado o resto falaria que estava tudo certo. Um pequeno detalhe da imagem é que o homem que fala “mal’’ não usa nada nos olhos e o que ‘’xinga” o outro está com um óculos pretos nos olhos mostrando como a população estava vendada.
Podemos até achar outro modo de Populismo é basicamente um “modo” de exercer o poder. Ou seja, dá-se uma importância ao povo, às classes menos favorecidas, cuida-se delas e, assim, conquista-se sua confiança o que permite que se exerça um autoritarismo consentido, uma dominação que não é percebida por quem é dominado.
Historicamente o populismo está ligado a fenômenos políticos da América Latina e se identifica com a industrialização urbanização. No caso específico do Brasil este processo se inicia nos anos vinte e trinta o que coloca o populismo em foco exatamente neste período.
Na imagem ao lado mostra o verdadeiro pensamento de Juscelino além da ideia de defesa militar e separar o poder político do econômico, e não as coisas que ele falava para o povo que