Economia
Este relatório tem a intenção de solucionar o problema de “Estabelecendo estratégias de preço e concorrência nos desafios de ampliação das vendas da empresa baseando-se no conceito de elasticidade quanto a água e o sal”. As causas do problema identificadas pelo grupo são: compra de duas empresas; novos segmentos; proposta de ampliação de vendas e concorrência de mercado. A pesquisa foi realizada no âmbito da biblioteca da PUC-Campinas em livros do acervo do CEA (Centro de Economia e Administração), com foco em Elasticidade e Concorrência de Mercado.
2. Conceitos Relevantes
2.1 Elasticidade
Elasticidade, em sentido genérico, é a alteração percentual em uma variável, dada uma variação percentual em outra. Ela é sinônima de sensibilidade, resposta, reação de uma variável, pelo fato de mudança de outras variáveis. (VASCONCELLOS, 2002).
2.2 Elasticidade – Preço Demanda
É a variação percentual na quantidade demandada, dada uma variação percentual no preço do bem. Mede a sensibilidade, a resposta dos consumidores, quando ocorre uma variação no preço de um bem ou serviço. Ela será sempre negativa. Essa elasticidade pode ser classificada como, Demanda elástica: dada por variação percentual, a quantidade demanda varia, em sentido contrário. Isso revela que a quantidade é bastante sensível à variação de seu preço; Demanda inelástica: os consumidores são pouco sensíveis a variações de preço; Demanda de elasticidade unitária: se o preço aumenta 10%, a quantidade também cai 10%. (VASCONCELLOS, 2002).
2.3 Elasticidade - Renda da Demanda
A elasticidade da renda da demanda tem por característica medir a sensibilidade da demanda do bem (X) em relação à variação na renda do consumidor (Y). (VICENCOTI, NEVES, 2012). Ver figura 01 dos anexos. A relação entre a elasticidade da renda e a importância do bem e o orçamento do consumidor se estabelece da seguinte maneira: se a elasticidade de um bem for > 1 ele é um bem