Trabalho de Fontes Alternativas
Células de silício monocristalino
Estas células obtém-se a partir de barras cilíndricas de silício monocristalino produzidas em fornos especiais. As células são obtidas por corte das barras em forma de pastilhas finas (0,4 –
0,5 mm2 de espessura). A sua eficiência na conversão da luz solar em eletricidade é superior a
12%. A figura abaixo mostra a estrutura de uma célula monocristalina.
3) Como funciona um sistema de geração fotovoltaico para conexão à rede? Descrever os nomes e a função dos principais componentes desse sistema.
Para que a interligação do arranjo fotovoltaico com a rede elétrica convencional seja possível e indispensável a utilização dos inversores (conversores CC/CA) responsáveis por adequar as características da energia disponibilizada pelos módulos fotovoltaicos aos padrões da rede, bem como monitorar a operação do sistema como um todo. O inversor tem como principal finalidade transformar a forma de onda da tensão e corrente gerada pelos módulos fotovoltaicos de continua para alternada, adequando as características de saída do gerador FV aos padrões da rede local.
Os principais componentes deste sistema são:
• Módulos Fotovoltaicos (arranjo fotovoltaico): agrupados, correspondem a unidade de geração de energia, que converte a energia incidente do Sol diretamente em eletricidade.
• Inversor (Conversor CC-CA): utilizado para converter a corrente continua gerada pelo arranjo em corrente alternada, devendo atender aos padrões da rede elétrica local.
• Rede Elétrica: é a rede de distribuição da concessionária local, que fornece energia para as instalações consumidoras.
• Medidores: tem a função de medir a quantidade de energia da rede consumida pela instalação elétrica e a quantidade de energia injetada na rede pelo