TRABALHO DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA modificado 2mmmmmmmmm
5154 palavras
21 páginas
REFINO E APROVEITAMENTO DO SILÍCIO PARA CÉLULAS FOTOVOLTAÍCASREFINO E APROVEITAMENTO DO SILÍCIO PARA CÉLULAS FOTOVOLTAICAS.
RESUMO
Painéis solares fotovoltaicos são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do Sol em energia elétrica. Os painéis solares fotovoltaicos são compostos por células solares, assim designadas já que captam, em geral, a luz do Sol. Estas células são, por vezes, e com maior propriedade, chamadas de células fotovoltaicas, ou seja, criam uma diferença de potencial elétrico por ação da luz (seja do Sol ou uma fonte de luz artificial). As células solares contam com o efeito fotovoltaico para absorver a energia do sol e fazem a corrente elétrica fluir entre duas camadas com cargas opostas.
Atualmente, os custos associados aos painéis solares, que são muito caros, tornam esta opção ainda pouco eficiente e rentável. O aumento do custo dos combustíveis fósseis, e a experiência adquirida na produção de célula solares, que tem vindo a reduzir o custo das mesmas, indica que este tipo de energia será tendencialmente mais utilizado.
PALAVRAS CHAVE: Silício, grau, propriedades, semicondutor, fotovoltaica.
Competências: Alunos do curso de Engenharia de Produção.
1. Introdução
As células fotovoltaicas os módulos são compostos de células solares de silício. Elas são semicondutores de eletricidade porque o silício é um material com características intermediárias entre um condutor e um isolante.
O silício apresenta-se normalmente como areia. Através de métodos adequados obtem-se o silício em forma pura.
Intermetálicos é a designação genérica atribuída ás fases intermetálicas ou a compostos resultantes da combinação de vários metais que formam diferentes tipos de classes de materiais. São compostos metálicos cuja estrutura cristalina difere daquela do metal constituinte.
A importância dos intermetálicos reside no fato de que há um grande interesse nas áreas de Ciências dos Materiais e Tecnologia em relação