Ponto De Ebuli O
OBJETIVO
Separação de dois líquidos onde a diferença entre os pontos de ebulição é menor do que 80°C.
FUNDAMENTOS TEÓRICOS
É usada para purificar misturas em que a composição do vapor é cada vez mais rica no componente mais volátil. Um aparelho mais sofisticado e um pouco mais de tempo são necessários. A principal diferença no aparelho de destilação fracionada é a presença de uma coluna de fracionamento.
Seu princípio básico é fazer com que os vapores percorram o trajeto mais difícil e longo possível. Dessa maneira, o vapor do líquido menos volátil condensa-se com maior facilidade em contato com as paredes frias da coluna, retornando ao balão. Enquanto isso, o líquido mais volátil é completamente destilado.
Na realidade, a função da coluna é possibilitar uma série de evaporações e condensações sucessivas, em operações que são favorecidas pela troca de calor entre o vapor quente que sobe e o líquido mais frio que desce. Uma coluna será tanto mais eficiente quanto maior a superfície interna de contato que oferecer entre líquido e vapor. Quanto menor a diferença entre os pontos de ebulição dos líquidos, maior deverá ser a altura coluna ou a área de contato. Com esta finalidade existe a coluna de Vigreux, constituído por um tubo de vidro com reentrâncias. Existem também vários tipos de coluna de fracionamento, as mais comuns são as do tipo Vigreux e Hempel.
MATERIAIS E REAGENTES
Materiais
Reagentes
Condensador
Coluna de fracionamento de Vigreux
Termômetro
Unha
Cabeça de destilação
Balão de destilação
N-Butanol
Etanol
Suporte Universal
Garras e Mufas
Manta aquecedora
Proveta
Mangueira de látex
Funil de vidro
Pérolas de vidro
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
1. Transferir para um balão destilação, 100 mL de amostra fornecida pelo professor.
2. Adicionar pérolas de vidro e proceder com a montagem da aparelhagem.
3. Aquecer a mistura de forma que a destilação ocorra lentamente. Recolha o destilado em proveta