Aula 4 Os setores e perfil
Profa. Glória Assumpção
UNIVAP/ FEAU
2015/2º. Semestre
Aula 4
O profissional que o mercado procura
O mundo do trabalho vive sua maior transformação desde a Revolução Industrial e busca um novo tipo de pessoas. Agora o que vale mais é ter formação diversificada, ser versátil, autônomo, conectado e dono de um espírito empreendedor.
O progresso, o aperfeiçoamento, o aprendizado, o conhecimento e a novas tecnologias elevam a quantidade que cada pessoa pode produzir por tempo de trabalho em sua atividade. A chamada produtividade do trabalho é um dos fatores determinantes para a riqueza e a renda das pessoas, das empresas e do país, quanto mais se produz, em termos de valor, exercendo a mesma atividade com o mesmo tempo de trabalho, mais se tem em rendimento.
Claro que se espera que a produtividade sempre esteja aumentando, nunca retrocedendo.
Sempre se espera produzir mais com o mesmo tempo de trabalho despendido.
SETORES DA ECONOMIA
↓
PRODUTOS
MODOS DE
RECURSOS
PRODUZIDOS
PRODUÇÃO
UTILIZADOS
↓
↓
SETOR PRIMÁRIO
↓
↓
SETOR SECUNDÁRIO
SETOR TERCIÁRIO
A interligação desses setores econômicos mostra o grau de desenvolvimento de um país ou de uma região.
1.
Setor Primário - O setor primário está relacionado a produção pela exploração de recursos da natureza. As atividades econômicas do setor primário são: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. O setor primário fornece matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois em grande parte depende dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. Nesse setor há baixa concentração de produtos industrializados.
2.
Setor Secundário - É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor