Estudo de caso
UFC Virtual // Bacharelado em Gestão Pública
Disciplina: Psicologia Organizacional I
Portfólio de grupo
Estudo de Caso
Parte I
São Gonçalo do Amarante – 11 de maio de 2012
01 – Quais os fatores de desenvolvimento das personalidades estão interferindo nas relações de trabalho?
Resposta: Algumas dos fatores de desenvolvimento estão intimamente ligados aos problemas enfrentados pela UFNE que poderia ser a inflexibilidade no uso de aptidões, capacidades e habilidades de alguns dos funcionários de se adaptarem as novidades e exigências do cargo que estão trabalhando e em alguns casos o temperamento (as diferentes percepções do mundo e dificuldades no entendimento da expressão verbal) tem facilitado a falta de entrosamento entre os mesmos por se acharem prejudicados e inferiorizados em relação a antiga estrutura de cargos dos funcionários da instituição.
02 – Qual a percepção do grupo em relação a ética no trabalho?
Resposta: A visão do grupo sobre ética não está coerente com uma ética esperada para uma organização educacional um exemplo poderia ser a relação de conduta dos professores veteranos para com os novatos quanto ao questionamento da nova metodologia que se utiliza de aulas semi-presenciais que são em torno de 20% da carga horária e em contra partida os novatos reclamam que estão sendo prejudicados por receberem turmas e horários de aulas mais difíceis. E quando se fala em princípios de valores estes não mostram respeito e solidariedade, etc, uns para com os outros, fato que ocorre com todas as classes de funcionários da universidade.
03 – Que função da Psicologia Organizacional poderiam ser desenvolvidas nesse contexto de trabalho?
Resposta: Poderiam ser trabalhadas pesquisas para encontrar os pontos fortes e fracos da organização e encima desses fazer uma analise para que se pudessem encontrar alguns tipos de soluções. Onde poderiam acontecer novas seleções internas para adaptarem os funcionários aos cargos