Determina O Ponto De Ebuli O
1. INTRODUÇÃO 2
2. OBJETIVOS 2
3. REVISÃO DA LITERATURA 2
3.1. Ponto de ebulição 2
3.2. Álcool 3
3.3. Tolueno 4
4. MATERIAIS E MÉTODOS 4
4.1. Materiais 4
4.2. Métodos 5
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES 5
5.1. Álcool 5
5.2. Tolueno 5
6. CONCLUSÃO 5
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 7
1. INTRODUÇÃO
O ponto de ebulição ou temperatura de ebulição é a temperatura em que uma substância passa do estado líquido ao estado gasoso.
As substâncias puras possuem temperaturas de ebulição constantes enquanto as substâncias impuras, as misturas, não possuem temperaturas definidas, quanto mais impurezas, maior será a faixa de temperatura na ebulição.
No ponto de ebulição, a pressão do vapor saturado de um líquido é igual à pressão atmosférica pelo que, o ponto de ebulição varia com a altitude e a pressão. Quanto mais baixa for a pressão, mais baixo será o ponto de ebulição e vice-versa.
2. OBJETIVOS
Determinar se as substâncias: tolueno e álcool são puras, utilizando o método dos tubos capilares.
3. REVISÃO DA LITERATURA
3.1. Ponto de ebulição
O ponto de ebulição de uma substância corresponde à temperatura à qual a substância no estado líquido passa ao estado de vapor, à pressão normal. À medida que um líquido é sujeito a aquecimento, as suas moléculas adquirem mais energia, aumentando a rapidez dos seus movimentos. À superfície do líquido ocorre a passagem de líquido a vapor – vaporização (PEREIRA, et al., 1995).
As moléculas de vapor formadas movimentam-se caoticamente, colidindo com a superfície do líquido e podendo ocorrer o fenómeno inverso - condensação. O sistema líquido-vapor atinge um estado de equilíbrio se a velocidade de vaporização é igual à velocidade de condensação. Nessas condições, a pressão exercida pelo vapor é designada pressão de vapor de equilíbrio (PEREIRA, et al., 1995).
Ao aumentar continuamente o aquecimento do líquido, a pressão de vapor vai aumentando. Quando esta iguala a pressão atmosférica, inicia-se o processo de ebulição - vaporização