determina o de ponto de ebuli o e de fus o
Introdução O ponto de ebulição Aquecendo-se uma substancia pura a uma temperatura muito elevada dentro de um recipiente fechado, o grau de agitação molecular interno aumenta até que parte do composto químico comece a evaporar, quando isso acontece, a pressão do vapor começa a entrar em equilíbrio com a fase líquida da substância aquecida, e assim que essa pressão se iguala a atmosférica o líquido entra em ebulição. E por meio do uso de um termômetro graduado durante o experimento consegue-se determinar qual ponto de ebulição é esse.
O ponto de fusão
Para definir a temperatura de fusão emprega-se o mesmo raciocínio adotado no de ebulição, com a diferença de que agora ao invés de esperar o líquido entrar em estado de ebulição, vai se aguardar o sólido começar a fundir.
Objetivo Introduzir os alunos, devidamente equipados com o material de segurança, no ambiente do laboratório, apresentar os processos do experimento a ser realizado, e capacitá-los a determinarem o ponto de ebulição e o de fusão. Além do desafio de trabalhar em equipe que exige a atenção e disciplina de todos os integrantes do grupo na experiência.
Determinação do Ponto de Ebulição 1) Material utilizado
Termômetro graduado
Quatro capilares de vidro
Tubo de Thiele com óleo mineral
Suporte Universal
Bico de Bunsen
Caixa de fósforos
Tesoura
Barbante
Anel de borracha
Duas garras
Proveta graduada
Pipeta graduada
2) Dados técnicos
Nome Comercial: Acetato de etila
Sinônimos: Etanoato de Etila; Éster Acético; Ácido acético Etil Éster
Nome genérico: Éster Etílico do Ácido Acético
Estado físico: Líquido
Cor: Incolor
Odor: Agradável de Fruta
Segurança: Líquido inflamável, recomendável utilizar EPI
Ponto de Ebulição: 77°C (1atm)
Ponto de Fusão: -82,4°C (1atm)
Intoxicação em Humanos: O contato com o líquido na pele e nos olhos causa irritação, e é prejudicial a sua ingestão. Entretanto, na forma de vapor é irritante para nariz,