O Rendimento
Tem-se sempre em consideração, que nem toda a energia que é fornecida a um sistema, é totalmente utilizada pelo mesmo, parte dela é dissipada para o meio, e outra é aproveitada para as funções do próprio sistema.
Após a definição das noções acima descritas, a realização da experiência deve ser feita tendo em conta a explicação anterior, sendo que será utilizada uma placa de aquecimento caracterizada por uma potência elétrica, para aquecer uma dada massa de água contida num gobelet. A energia fornecida à placa de aquecimento é calculada com recurso à potência elétrica da placa, indicada pelo fabricante, e ao tempo durante o qual a placa está a fornecer energia ao recipiente com água, tal que:
A energia que é recebida pela água, sob a forma de calor, vai produzir um acréscimo de energia interna da água, não havendo mudança de estado físico. Assim, a variação de energia interna da água, ou seja, a energia útil, igual á energia recebida sob a forma de calor, vai ser diretamente proporcional á massa de água, m, e á variação da temperatura, Δ t, experimentada pela água.
A letra Q diz respeito à energia recebida sob a forma de calor, que faz com que a temperatura da água aumente, e c é a capacidade calorífica especifica, ou capacidade térmica mássica da água.