Políticas publicas e eucação
O DIREITO A EDUCAÇÃO INFANTIL Foi devido a uma constituição aprovada em 1988 que hoje temos como dever do Estado e direito da população o atendimento em creche e pré escolas. A partir daí houve a necessidade de fazer uma reivindicação para não existir a desigualdade entre os diferentes grupos sociais, mas no Brasil a sociedade ainda é marcada por uma desigualdade econômica e para desfazer essa desigualdade é necessário que as famílias tenham como princípios de valores a justiça, a liberdade e a solidariedade.
EDUCAÇÃO INFANTIL POLITICAS PUBLICAS E POLITICAS EDUCACIONAL Devemos analisar a forma que é a política no Brasil e levar em consideração a posição do nosso país em relação aos outros para se ter um conhecimento de estrutura e poder. É necessário obter um estudo sobre a legislação para compreender a política publica e a política educacional. A polemica entre o ensino pago e o ensino gratuito não é justificável já que o ensino prestado pelo governo é pago com o imposto de renda. É preciso acabar com a ilusão de que o serviço prestado pelo poder publico é gratuito afinal o governo arrecada verbas e as aplica .
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUNS CONCEITOS BASICOS Segundo o dicionário Aurélio infância é:
“O período de crescimento no ser humano, que vai do nascimento até a puberdade... Se divide em três estágios: primeira infância, de zero a três anos; segunda infância, de três a sete anos; e terceira infância de sete anos até a puberdade.” Há dois tipos de instituições; creche para crianças de zero a três anos e pré escola para crianças de três a seis anos. São