Poluidor pagador
O princípio de poluidor pagador está dentro do contexto da preocupação do meio ambiente e é uma norma de direito que obriga o poluidor a pagar pelo dano causado por ele ao meio ambiente, cujo dinheiro pago é usado para reparar a respectiva poluição.
Empresas que não adotam serviços que ajudem á preservação do meio ambiente acabam sendo mal vistas e resultando em riscos de acidente aos colaboradores da empresa.
Preservador recebedor
O princípio de preservador recebedor é pouco mencionado, mas também parte de um princípio de preocupação com o meio ambiente e usa a ideia de poluidor pagador, porém retribuindo, com dinheiro, aqueles que preservam o meio ambiente.
Este princípio também incentiva as empresas a fornecerem serviços que ajudem á preservação do meio ambiente, culminando em vantagens fiscais e menos riscos de acidente.
Aterro Sanitário
Os aterros sanitários são feitos em locais escolhidos, previamente, em locais não urbanos.
Para lá, são encaminhados resíduos orgânicos, lixo hospitalar e outros materiais degradáveis. Lá, esses resíduos são monitorados a todo o momento.
O lixo orgânico tem organização e possui um sistema de tratamento. É depositado em bacias de acumulação, posteriormente compactado por tratores. Depois são recobertos de argila, evitando assim a infestação de insetos.
Figura - Trabalhadores recebendo Equipamentos de Proteção Individual
Os colaboradores dos aterros são devidamente equipados com EPIs.
Lixão
A coleta seletiva ainda não está implantada em toda rede urbana, por isso, os lixos não degradáveis, que não têm para onde ir e não são coletados, se encaminham aos chamados lixões, como as baterias, os óleos, os plásticos, papelões, metais, etc.
Figura - Pessoas separando lixo sem proteção
Nos lixões, os lixos não degradáveis ficam á céu aberto sem qualquer proteção, correndo risco de passarem doenças aos colaboradores e atraindo insetos e aves (principalmente o urubu), estes que também passam