Psicometria - Testes Psicológicos
Os testes têm gerado críticas, pois por muitas vezes a complexidade do mesmo não é considerada ou compreendida pelo profissional que realiza o procedimento. Podemos problematizar a respeito dos métodos e técnicas utilizadas, bem como o tempo previsto para a realização da avaliação e também a habilidade e capacidade do profissional ao integrar todas as informações sobre o avaliado, que foram obtidas em cada avaliação e na associação de todas as outras já realizadas. Apesar das críticas, os testes são válidos e de extrema relevância para a tomada de decisões do psicólogo.
2. Para o uso de um teste psicológico é importante que, dentre outras coisas, o profissional esteja atento às características do sujeito que será submetido ao instrumento, tais como sexo, idade, escolaridade. Por quê?
É relevante considerar determinados aspectos do sujeito como gênero, sexo, idade, escolaridade, dentre outros, pois são realidades que normalmente conduzem as respostas nos testes, sendo que ao fazer o levantamento das particularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado, o psicólogo também garante a escolha de instrumentos/estratégias mais adequados para realização da avaliação psicológica. Além disto, são medidas de processos psicológicos, ou seja, operações empíricas pelas quais a psicologia estuda as diferentes manifestações do seu objeto, os processos psíquicos e os comportamentos deles decorrentes. Um teste objetiva medir as diferenças existentes quanto à determinada característica, entre diversos sujeitos, ou então, o comportamento do mesmo indivíduo em diferentes ocasiões – diferenças inter e