POLISSACARÍDEOS: REAÇÃO COM O IODO
RESUMO
INTRUDUÇÃO
Os carboidratos perfazem a mais abundante classe de biomoléculas do planeta Terra. Sua oxidação é o principal meio de abastecimento energético da maioria das células não fotossintéticas. Além do suprimento energético, os carboidratos atuam como elementos estruturais da parede celular e como sinalizadores no organismo.
Carboidratos contendo mais de 20 unidades são denominados polissacarídeos, os quais podem possuir milhares de monossacarídeos e é a forma predominante dos carboidratos na natureza.
O amido é um polissacarídeo, cuja fórmula molecular é (C6H10O5)n, sendo considerado uma macromolécula, um polímero natural. É o produto de reserva das células vegetais, produzido em grande quantidade nas folhas como forma de armazenamento dos produtos da fotossíntese, e é constituído por dois outros polissacarídeos estruturalmente diferentes: amilose e amilopectina.
Uma das maneiras de determinar a presença do amido nos alimentos consiste em adicionar a eles gotas de solução de iodo. Quando um alimento com amido entra em contato com o iodo, ocorre uma reação química (oxidação do amido) que é evidenciada por uma mudança de cor. Nessa reação ocorre a formação de um complexo de iodo e amido, o iodo se liga no amido, através de uma reação química, dando origem à um composto de coloração específica.
MATERIAL
- Água destilada
- Solução de amido 1%
- Solução de glicose 2%
- Solução de lugol
- Solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1M
- Solução de ácido clorídrico (HCl) 1M
- Pipeta Pasteur
- Pipetas de 2 mL
- Tubos de ensaio
PARTE EXPERIMENTAL
Parte 1 (Reação das amostras com lugol.)
Foram preparadas quatro amostras para a análise, a primeira contendo água destilada, a segunda contendo solução de amido (1%), a terceira contendo solução de glicose (2%) e a quarta contendo suco de batata. Posteriormente, foi adicionado a cada amostra dez gotas de lugol.
Parte 2 (Reação com HCl e NaOH)) Ao tubo que continha