poeticas pessoais e processos colaborativos na arte
Poéticas pessoais e processos colaborativos em arte: Levar o aluno a produção poéticas pessoais, coletivas e/ou colaborativas pormeio de percursos de experimentação reconhecendo a invenção poética durante o fazer da construção artística, inventando seu modo de fazer.
Trabalho com Temas Transversais:
O objetivo dos temastransversais em Arte no ensino médio contribui para a formação humanística do jovem, diante da multiculturalidade, se as situações de aprendizagens forem apreendidas pelos estudantes. Esse fato se dáquando o docente apropria-se da realidade, do cotidiano e da leitura de mundo do discente, e os conecta aos temas da atualidade, estão presentes nos temas transversais: Educação Ambiental, Educação emDireitos Humanos. Vem contribuir na construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionadas com aos alunos possibilitando a formação do jovem cidadão para encarar o mercado detrabalho.
A potencialidade e a singularidade póetica nas liguagens artísticas
A poética é a forma da arte, o esqueleto artístico, é o desígnio de escolha dos elementos da seleçãohipoicônica, através da qual os insights artísticos e potencialidades estéticas serão adaptados e recortados, respectivamente. É ela que fornece as diretrizes que a obra tem para se materializar, seconcretizar enquanto trabalho singular e passível de experimentação. Nesse sentido, cabe à poética o papel de codificar o trabalho artístico, ou seja, é a partir da poética que os trabalho de fruição einterpretação se estabelecem na relação de experiência estética. a singularidade é uma propriedade única de cada obra que só se realiza quando do seu contato experimental (fruição). A poética citadapor Plaza (1998) aparece aqui não como tipos possíveis, mas como parte integrante de relação triádica que oferece subsídios para analisarmos os códigos de composição das obras de arte.