PLANO DE ENSINO Arte PEB II 2015
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
TIPO DE ENSINO: FUNDAMENTAL (CICLO II)
OBJETIVOS GERAIS Alfabetizar o educando nas linguagens próprias da arte, capacitando-o a analisar, respeitar e preservar as diversas manifestações da arte em suas múltiplas linguagens, aplicando-a em sua vida cotidiana. As manifestações artísticas são o patrimônio ético e social da humanidade dentro das 4 linguagens artísticas: artes visuais, dança, teatro e musica, possuindo um conjunto de saberes, habilidades, atitudes, hábitos artísticos e estéticos próprios a cada área.
A massificação imposta pelos meios tecnológicos é assustadora, cabendo ao indivíduo crítico saber filtrar tais informações tornando-se consciente de sua função de cidadão moderno e transformador do mundo contemporâneo em que vive, conduzindo assim ações de reflexão, de desenvolvimento da sensibilidade e do senso crítico, preparando-o para o exercício da cidadania.
A cultura, enquanto conhecimento diversificado do ser humano, engloba o seu relacionamento com o meio ambiente, hoje entendido como o mundo à sua volta. A ética, a sinceridade, a solidariedade e a coragem são elementos primordiais para a formação do ser humano.
A arte é um dos principais elementos de relacionamento, e desenvolvimento da criatividade, roubada pela alienação provocada pelos meios de comunicação de massa. O desenvolvimento das linguagens sensoriais e da valorização do ser humano enquanto indivíduo, através das artes, fomenta a realização pessoal e o ponto de partida para uma visão diferenciada de mundo.
Baseado nos PCNs a Arte conhecimento se articula em três eixos metodológicos: a) Criação/produção em Arte – o fazer artístico; b) fruição estética – apreciação significativa da Arte e do universo a ela relacionado; leitura; crítica; c) reflexão: a Arte como produto da história e da multiplicidade de culturas.
A base do ensino de Arte proposto pela Proposta Curricular do Estado de São Paulo prevê o sobrevôo sobre os