Apresenta O 03
Apresentação Artigo
Acadêmicos: Heloisa Tavares
Curso: Engenharia de Produção
Otimização da prensagem de grãos de girassol e sua caracterização:
Introdução
Os óleos vegetais se têm destacado pela possibilidade de uso na obtenção de biodiesel, combustível renovável e substituto parcial do óleo diesel. Visando atender as pequenas comunidades rurais, é necessário investir em tecnologias alternativas de extração de óleos vegetais, como as prensas mecânicas contínuas. As pesquisas sobre este tema estão sendo retomadas buscando-se a melhoria do processo contínuo; a prensa mecânica contínua ou expeller é um método simples, adaptável a diversos tipos de oleaginosas e, em curto espaço de tempo, permite a instalação em pequenas propriedades e o uso do subproduto
(torta) como adubo ou ração animal (Singh & Bargale, 2000).
Objetivo
Otimização das variáveis envolvidas no processo;
Minimização de custos;
Utilizar um processo de produção mais simples;
Diminuição de perdas da matéria prima dentro do processo;
Metodologia
Planejamento experimental, com duas variáveis independentes:
Teor de umidade;
Temperatura dos grãos.
E como variável dependente (resposta)
O rendimento em óleo bruto
Processo experimental
Preparo das amostras de grãos
Extração do óleo
Análises de caracterização
Resultados e discussão
Dentro dos resultado obtidos pelas analises realizadas, foi constatado estatisticamente que a extração de óleo bruto de girassol, possui um rendimento significativo para um nível de confiança de 95%.
Dentro das analises de caracterização foi demostrado que um óleo bruto tem uma semelhança muito grande entre o óleo comercial, sinal de que o processo de prensagem a frio, pode ser uma tecnologia viável em substituição ao processo tradicional de extração de óleo por solvente; a vantagem da prensagem é a sua fácil adaptação a pequenos produtores, exigindo baixo investimento inicial.