Logistica
S.Paulo, é hoje o maior aeroporto do Brasil em número anual de passageiros.
Até o dia 17 de julho de 2007 (dia do acidente com o Airbus da TAM), esse aeroporto estava operando com nove empresas aéreas regulares, levando e trazendo, aproximadamente, 32 mil passageiros por dia, viajando por 90 localidades, espalhadas em todo o Brasil.
Possui uma rede comercial com lojas distribuídas entre as alas norte e sul e saguão central, oferecendo aos usuários uma série de serviços que incluem lanchonete, engraxataria, cabeleireiro, joalheiro, livraria, banco, posto telefônico, drogaria, caixas eletrônicos, locadoras de veículos, perfumaria e tabacaria.
O aeroporto internacional de Congonhas é hoje uma minicidade. A Infraero é a empresa responsável pela gestão, não só do aeroporto de Congonhas, mas também da maioria dos aeroportos brasileiros. É assim que o site da Infraero (www.infraero.com.br) informa sua missão e sua visão:
Missão – Atender às necessidades da sociedade relativas à infraestrutura aeroportuária e aeronáutica, primando pela qualidade, segurança, competitividade e rentabilidade.
Visão(aeroporto) – Ser centro de negócios voltados para o desenvolvimento econômico, elos de uma cadeia de logística, integrado a infra-estrutura urbana, comprometidos com o meio ambiente e socialmente responsáveis.
Algumas informações estatísticas sobre o aeroporto de Congonhas impressionam. Eram em torno de 360 pousos e decolagens por dia para e de 97 localidades, com os passageiros fazendo o uso de três salas de embarque e duas salas de desembarque. Imagine gerenciar os recursos
(sempre escassos) da Infraero, na gestão operacional de Congonhas, para atender às diretrizes colocadas pela sua diretoria corporativa (também presente no site institucional da empresa):
Diretrizes da diretoria da Infraero:
1. Melhorar a qualidade dos serviços e produtos com vistas à maior
satisfação