Padrão de Redes de Comunicações-LTE
01-07-11
Índice
1. Enquadramento 2
2. Introdução 2
3. Conceito 3
4. Objectivos da LTE -Release 8 4
5. Arquitetura UMTS LTE (Long Term Evolution) 4
6. Tecnicas Multiportadoras do LTE 4
OFDM 4
SC-FDMA 4
MIMO 4
7. Largura de Banda do LTE e Comparação com Tecnologias Anteriores 4
8. LTE Advanced 4
Propostas 4
9. Conclusão 4
10. Bibliografia 4
1. Enquadramento
Este trabalho esta enquadrado na disciplina de Comunicações digitais e dentre dos diversos temas propostos, o nosso grupo ira abordar o tema LTE, baseado nas diversas pesquisas realizadas sobre o referido tema. Passaremos a abordar nosso tema nas alíneas seguintes.
2. Introdução
Um dos principais desafios que se coloca ao sector das comunicações está relacionado com a introdução do sistema LTE (Long Term Evolution). O LTE corresponde à evolução da actual tecnologia de acesso 2G/3G especificada pelo 3GPP (3G Partnership Project) cujo desenvolvimento e implementação tem merecido a atenção e apoio da Comissão Europeia.
O LTE impulsionará as capacidades das redes móveis, tornando possível a disponibilização de banda larga móvel mais rápida. Com o LTE os utilizadores terão ao seu dispor serviços mais sofisticados com mobilidade, como a televisão de alta qualidade ou o vídeo a pedido.
O sistema LTE utiliza mais eficazmente o espectro e poderá constituir uma alternativa para levar a banda larga móvel a regiões menos povoadas e contribuir para a redução do "fosso digital" entre zonas rurais e urbanas.
No que respeita ao espectro passível de suportar o sistema, actualmente, perspectivam-se 3 bandas preferenciais para suportar o sistema LTE na Europa: 800 MHz (DD), 1800 MHz e 2600 MHz.
Naturalmente, as faixas mais baixas, designadamente, devido à sua melhor capacidade de cobertura e propagação, são as que garantem melhores condições do ponto de vista económico, social